supermanVivemos em um mundo cercado por abreviaturas. Da RG ao CPF, do CEP ao DDD, do CD ao DVD. Há também o IPVA, bem como o IPTU. Pra quem tem FGTS, é importante acompanhar a variação da TR e comparar com o IPCA. Na escolha dos nossos representantes, a sopa de letrinhas dos partidos políticos é vasta – PT, PP, PL, PTB, PSDB e outros mais, totalizando 27 (sem contar os que estão em processo de legalização no TSE).

Como a informática (também conhecida como TI ou IT) tem invadido nossas vidas, passamos a lidar com CPU, RAM, HD, PC, MP3, MSN, USB e outra infinidade de siglas que, sem o conhecimento das mesmas, nos transforma em habitantes do período jurássico.

Quando partimos para o mundo empresarial, também somos inundados pelas siglas: CEO, KDM, SKU, B2B, B2C, SWOT, 5S, PDCA, ERP… ufa!

Gostaria de apresentar mais uma. Como a maioria das siglas no campo empresarial refere-se a termos em inglês, essa também segue a mesma linha. Senhoras e Senhores, com vocês o SME!

O que quer dizer? É a abreviatura de “Subject Matter Expert”. Agora foi que complicou! Traduzindo, “Perito no assunto”, ficou melhor agora não foi? Pois é, o SME é “o cara”, é aquele indivíduo que carrega em sua bagagem uma larga experiência sobre determinado assunto. É aquele que detém conhecimento e também sabedoria, que apesar de serem palavras sinônimas, têm significados diferentes. Com efeito, conceitualmente falando, ter o conhecimento é ter noção, informação, saber. Por outro lado, ter sabedoria é ter grande conhecimento, erudição, prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão (conceitos dados pelo “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 2ª ed., Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, pág. 454 e 1.530/1.531).

A sabedoria pressupõe não só ter o conhecimento, mas também saber como utilizar esse conhecimento, não só em ocasiões especiais, mas em todos os fatos da vida. Ou seja, saber não é apenas ter conhecimento, mas é ser o conhecimento. E aqui reside a diferença entre conhecimento e sabedoria, pois a sabedoria pressupõe não só o conhecimento, mas a transformação daquele que conhece na própria imagem da sabedoria, a representação desse saber.
E é aplicando esses conceitos na vida que poderemos distinguir se a pessoa tem conhecimento ou sabedoria. É evidente que conhecer algo é importante, pois é possível aplicar esse conhecimento em determinado campo do saber humano. No entanto, o mais importante é saber, ou seja, é tornar-se esse conhecimento, é transformar a sua vida à imagem da própria sabedoria. Há um ditado que diz: “O importante não é o quanto você sabe, mas o que faz com o que sabe”.

Assim, cabe a você analisar sua trajetória de vida e verificar se os seus amigos, e até mesmo aqueles que lhe invejam, o conceituam como SME. E você, como se julga ?

Domingos Leão.

Deixe um comentário