codigo-inteligencia1

Acabei de ler o livro “O Código da Inteligência”, de autoria do psicoterapeuta e psicólogo Dr. Augusto Cury, autor de várias obras literárias. Embora tenhamos hoje uma enxurrada de livros classificados como auto-ajuda, muitos dos quais traduzidos de autores americanos, não troco a leitura de nenhum deles pela leitura da Bíblia Sagrada, esse sim um livro para todos os momentos de nossa caminhada. Entretanto há de se destacar que há algumas publicações que nos acrescentam valor enquanto amantes de uma boa e edificante leitura. É o caso da obra citada. Além do autor discorrer sobre os chamados “Oito Códigos de Inteligência: Eu como gestor do intelecto; autocrítica; resiliência; altruísmo; debate de idéias; carisma; intuição criativa e o código do Eu como gestor de emoções”, o livro também aborda de forma bem prática as “Quatro armadilhas da mente: Conformismo; coitadismo; medo de reconhecer os erros e o medo de correr riscos”. O final do livro destaca cinco hábitos multifocais que segundo o autor são desempenhados por quem decifra os códigos da inteligência. São eles:

  1. Bons profissionais fazem tudo que lhe pedem, enquanto excelentes profissionais surpreendem, fazem além do que lhe solicitam.
  2. Bons profissionais corrigem erros, enquanto que excelentes profissionais os previnem.
  3. Bons profissionais executam ordens, enquanto profissionais excelentes pensam pela empresa.
  4. Bons profissionais são individualistas, enquanto excelentes trabalham em equipe, lutam pelo cérebro do time.
  5. Bons profissionais usam o poder do medo e das pressões, enquanto excelentes usam o poder do elogio.

Li, gostei, aprendi e aconselho.

Anúncios

»

  1. JOSAN SANTOS SOUZA disse:

    Creio que a robustez do tempo, independente do “tempo”, sempre nos faz incorrer em erros suaves e profundos, como por exemplo acharmos que sabemos de algo ou que somos algo que não sabemos ou somos.
    O melhor da vida está na descoberta do desconhecido, como quando desejamos algo e o conseguimos, quando sentimos algo e conseguimos expressar para que amamos.
    O primordial é que para sermos exelentes precisamos observar, planejar e agir no sentido do correto, mas sempre surpreendendo positivamente a tudo e a todos.
    Excelente!!

  2. [isso foi otimo esse texto ta muito legal
    vc é uma historiadora otima.]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s